domingo, 3 de abril de 2011

Sentidos: Olfato

Capacidade de captar odores... cheirar...
O olfato humano é pouco desenvolvido se comparado a outros mamíferos. Os homens tem cerca de 20 milhões de células olfativas, enquanto que os cachorros tem cerca de 100 milhões.

O olfato é nossa primeira resposta (geralmente) ao estímulo. Alerta sobre a existência de fogo antes de vermos quaisquer chamas e faz recuar antes de se colocar comida estragada na boca.

A parte do cérebro que controla esse sentido também é responsável por nossas emoções, ou seja, nossa habilidade de processar emoções está intimamente ligada a nossa capacidade de processar odores.

Exemplificando, as memórias que incluem lembrança de odores tendem a ser mais intensas e emocionalmente mais fortes podendo causar até mesmo aversão a certo tipo de comida, flor ou local.

Da mesma maneira, ao sentir o cheiro de algo que se aprecie: o café ou a comida fresca, logo o corpo responde a esses estímulos com a sensação de fome.

Nosso sentido olfativo também age em nosso desejo sexual. Ao sentir o perfume da pessoa pela qual se sente atração ou paixão, a resposta do corpo é o desejo e a excitação. Mesmo que a pessoa não esteja usando perfume, para quem sente, o cheiro é algo inconfundível, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário