domingo, 20 de março de 2011

Sentidos: Visão

Visão é a capacidade de visualizar objetos e pessoas.
É um sentido dotado de grande complexidade. Os olhos transmitem imagens deformadas e incompletas do mundo exterior, o cortez filtra e o cérebro interpreta.

E o que é possível ver? Será que todos veem as mesmas coisas?

Dirija por uma estrada... ao visualizar a copa de uma árvore, a imagem que nos vem na mente é uma árvore inteira, mesmo que seja diferente daquela quando nos aproximemos. Quando se lê palavras com  letras eabmharaldas e possível saber qual palavra é, desde que a primeira e a última letra estejam em seus lugares. O cérebro trabalha por mimetismo, associação.

Se é assim com as palavras, não poderia ser com as imagens? Pesquise as ilusões de ótica! Aquelas imagens duas em uma. Os olhos enxergam também por escolha.
A visão de mundo é em grande parte auto-produzida. Se lhe pedirem para imaginar um vaso para flores de 20cm de altura. Sua percepção lhe mostrará um vaso naquela dimensão, mas esta percepção não permite saber se o vaso é de resina, cerâmica ou vidro. A visão e a percepção do mundo é limitada nos seres humanos.

Nota: A visão tem um limite surpreendente. É possível ver a 15 km de distância, a chama de uma vela, em condições normais do ar.

Vemos o que já está pré programado, é uma função do nosso cérebro. Também é possível criar novas magens mentais, novas associações. É só tentar! Sem receios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário