quinta-feira, 1 de março de 2012

Conhecendo: A Dor

Em sua época, Platão afirmava:

"A dor não surge apenas por estimulação periférica, mas também por uma experiência da alma, que reside no coração."

Já sentiu aquela angústia no corpo inteiro? Uma dificuldade de respirar? Aquele aperto no peito e a sensação de que o coração irá partir-se?

O que podemos dizer sobre o que muitos chamam de dor no coração ou dor na alma? Aquela dor cujos sintomas são visíveis, mas não costumam aparecer em nenhum exame laboratorial. Nós sabemos que é dor e parece tão difícil suportá-la. 

A dor é uma mensagem do nosso corpo e quer dizer que algo está errado. Esta mensagem pode ser para nós mesmos, com o intuito de informar que algo está desequilibrando o organismo ou pode ser para outra pessoa, como uma mágoa, saudades, dor na consciência. E aparece como u sinal de passagem de uma prova em nossa vida. Essa dor não é somente provocada pela perda, mas também pela mudança brusca, por uma ferida em nosso amor próprio, decepção. 

Sua causa não se resume a aspectos negativos. E quanto mais importante é a causa da dor, mais ela será sentida. Para lidar com ela é preciso identificar as culpas, rever o histórico (de vida, se necessário). Enfrentando aquilo que machuca. Antes de perguntar à dor o que ela deseja informar é preciso estar preparado e querer ouvir a resposta.

A maneira de encararmos o que causou a dor é que ditará sua intensidade. Se ficarmos magoados, quietos, depressivos, o sofrimento será grandioso a dor aumentará e poderá alcançar uma dimensão na qual não consigamos lidar com elas sozinhos. Ao contrário se utilizarmos essa dor para evoluirmos, o sofrimento será curto ou nulo e ela cessará com o tempo. 

Nosso sofrimento deve ser utilizado como forma de nos conduzir a buscar o autoconhecimento e a espiritualidade. Conhecendo a si mesmo saberás a causa, a dose e a cura que necessita.

Um comentário:

  1. amei o seu blog sou fissurada em blogs tenho muita vontade de fazer um paramim mais nem sei como começar..

    ResponderExcluir