sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Maturidade Emocional

O texto que publiquei hoje merece um complemento.

Como descobrir se estamos imaturos ou não emocionalmente?

Monitorando suas próprias emoções!
Compreendendo as emoções e a capacidade de influenciar o comportamento das outras pessoas através delas.

Em cada um de nossos relacionamentos se refletem os nossos valores e crenças. Em nossas decisões está expressa a nossa integridade. Nossas ações somos nós!

Para os Imaturos amar é uma necessidade, fraqueza é sempre evitável, existe a dificuldade de aceitar amor. Não lida bem com as críticas, tem ciúmes, desejo de vingança e humor inconstante. Evita problemas, não aprende pela experiência. Acredita no azar e na fatalidade, sendo pessimista e raivoso. Ansioso, ataca os outros quando frustrado. É dependente, indeciso, facilmente influenciável, sensível à críticas mas insensível aos sentimentos dos outros. Buscam gratificação imediata. Às vezes são compulsivos e egoístas. Uma vida social e financeira cheia de crises é outro sinal.

Os Maduros encaram o amor como partilha, o amor é sentido e aceito e buscam promover segurança. Ao se frustrar, confronta os problema busca uma solução pois suas emoções são fontes de sua energia. Encara a vida coo aprendizado, aceitando as responsabilidades e erros. Tranquilo, cooperativo, autoconfiante, independente, busca oportunidades e deixa o passado para trás. Sabe trabalhar em grupo quando necessário e é sensível às necessidades do outro.

Para amadurecer é preciso conhecer-se melhor, é preciso prestar mais atenção ao que se sente. Saber os nossos limites. Até onde vai nossa paciência, nossa tolerância. Saber o que nos tira do sério, o que desperta medo, desespero e até pânico.

Aprenda a entender-se, a  aceitar-se como é para mudar o que se vê.
Busque sua missão de vida, tenha objetivos. Peça feedback! Mas não esteja na defensiva. Quando em conflito, busque a melhor solução para todas as partes.
Procure se relacionar com aqueles que despertam o melhor que há em você e em contrapartida tente resolver seus pontos fracos.
Relacione-se com o maior número de pessoas possível, de culturas diferentes inclusive, pois as competências emocionais se aprendem e se aperfeiçoam através dos relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário