quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conhecendo: Ir contra si mesmo...

No local de meu trabalho, frequentemente ouço: "Gosto do que faço!" E ouço também: "Ai, não aguento mais". Muitas vezes as duas frases provém da mesma pessoa.  É até engraçado!

Convenhamos que a incoerência gera um certo estresse! Isso mesmo, gera estresse! Quase impossível de acreditar, certo?!

Pois bem, quando você ouve alguma notícia, uma informação ou lê algo que até pode ser plausível, mas cuja voz, palavras ou expressões lhe transmitem insegurança ou confusão, isso lhe causa certo desconforto. Um amigo lhe conta algo, mas a voz dele está num tom incoerente com o que é dito. Diante disto parece que há um enorme ponto de interrogação dentro de quem ouve.

Quero chegar no seguinte ponto, o conflito entre os aspectos racional de entender a mensagem e emocional de sentir confusão em razão do modo que ela foi passada. Esse conflito faz o cérebro permanecer alerta, investigando as informações que recebeu em busca de uma conclusão.
A vigilância emocional aumenta em decorrência disso, e quando intensa nos tornamos vulneráveis as emoções alheias. Quando lidamos com raiva, frustração e medo, respondemos da mesma maneira.

Perigoso? Sim! O estresse pode ser causado pela leitura que fazemos das expressões dos outros, portanto cuidado! Tome consciência das expressões das pessoas, preste atenção nos olhos, na boca, na face, na voz, nas mãos... em tudo... converse consigo mesmo a fim de manter as sua saúde cerebral.

Sem estresse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário