terça-feira, 23 de agosto de 2011

Conhecendo: Críticas...

Criticar...
Muitos acham que criticar é uma habilidade...

É sim, uma habilidade de perder o seu tempo destruindo o que você poderia estar melhorando.

Existe a crítica negativa e destrutiva e a crítica positiva e construtiva. Mas a maioria conhece só um dos lados.

Nossas relações são como ondas do mar. Elas mudam com a direção do vento. Quando você usa a força da crítica negativa o mar fica ainda mais bravo. Do contrário, quando você entende que a vida é uma escola, isso engrandece a relação e o sentimento.

Hoje me deparei com uma lamentação de uma alma-irmã muito querida. Apesar de nossas vidas terem nos separado física e emocionalmente entendo que isso foi para o nosso crescimento. Essa lamentação fez a compaixão que há em mim vir à tona. Como ela sofre, como ela derramou lágrimas e como se sente invadida e ferida por uma situação da qual teve todo o controle.

Culpados? Nenhum! A vida tem razões que a própria razão desconhece! Se naquele momento houve um mal-entendido que gerou conflitos e uma perda grave, não se julgue e traga paz ao seu coração. Esqueça o rancor por aquilo que foi perdido e recomece. A vida é feita de tentativas e o único risco é que a situação se resolva, mas que o que se perdeu, permaneça perdido.

A decisão é nossa de o copo estar meio cheio ou meio vazio. Se eu desejo um copo cheio de positividade, de harmonia, de cordialidade, paz e amor, por que semearia diferente?

“Sempre que você estiver a ponto de criticar algo, primeiro decida o que você dará como alternativa positiva a ele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário