quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Material x Espiritual


Sem serem opostos, são duas fases evolutivas para o ser humano.

Materialismo é buscar honras, poder, prazeres e o espiritualismo é buscar virtudes, sabedoria e Deus.

Na Tábua de Esmeralda, lê-se:  "Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius, ad perpetranda miracula rei unius". Ou seja: "O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa".

Na Bíblia: "Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça e todas demais coisas serão acrescentadas" 

Em diversas religiões existe a crença de que buscando o espiritual, o material acontece, pois o mundo material é um reflexo do mundo espiritual. Seguindo este raciocínio, a lâmpada existe por que alguém a imaginou, a planejou e a concretizou. Assim o é com nossa saúde, nossas metas e virtudes.

Seguindo essa ideia, só quem se espiritualiza pode dominar o mundo material. Mas quem se importa mais com o que é material, se escraviza nesse aspecto. Vivemos em um mundo material para crescer espiritualmente. Quando um ente se vai, forçamo-nos a desapegar-se da presença dele e este processo é muito doloroso e difícil. Seria mais sadio aceitar que a vida se encerra, que é parte da evolução.

E como desenvolver-se espiritualmente? Primeiramente fortaleça o seu intelecto e em seguida desapegue-se do que é material. Ao intelectualizar-se o material deixa de importar quando o que importa é o próximo, as dores do mundo, a paz. Veja o exemplo do Buda Sakyamuni que renunciou a sua vida no palácio com riquezas e fartura, pois nada daquilo preenchia seu vazio, ele sofria de miséria espiritual.

Perceba que sua felicidade é diretamente proporcional ao seu grau de evolução espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário