quarta-feira, 9 de março de 2011

Sentidos: Audição

Um dos geradores da incompreensão entre pessoas é o próprio sentido da audição. Sim, por que o aparelho auditivo apenas capta os sons.

Quando se ouvem palavras, elas podem ter ou não sentido. E o sentido dessas palavras define a atenção que elas terão de quem as ouve. Pode-se ouvir, de tudo que foi dito, apenas o que é conveniente ou válido. Ouvir é simples, não exige esforço, somente repouso e capacidade auditiva.

Há um outro uso para este mesmo sentido, o escutar. Escutar é entender, é usar a alma juntamente com o sentido. Escutar inclui ter sensibilidade e intuição. Inclui perceber o que foi dito. E assim, as palavras tornam-se idéias e sentimentos. Sendo asim é possível compreender as idéias, os sentimentos e desejos do outro.

Aprende-se erroneamente que a divergência de opiniões é algo ruim! A divergência edifica, faz evoluir, permite que aprendamos a lidar com o outro, com o que pensa e sente.

Quando se escuta um ao outro não existe perdedor ou vencedor, não existe certo e errado. Existem dois pontos de vista. Dois universos diferentes aguardando serem aceitos, não simplesmente ouvidos, mas compreendidos.

Até que ponto usa esse sentido? Limita-se a apenas ouvir?
Escutar é esclarecedor, é ser aceito com respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário