terça-feira, 1 de março de 2011

Nosce te Ipsum...

Para quem assistiu Matrix, a Trilogia, esta frase é conhecida!
Um dos aforismos de Sócrater e quer dizer: "Conhece-te a ti mesmo"

Propondo uma reflexão... você se conhece? Sabe dizer seus pontos fortes e fracos? Os momentos mais marcantes de sua vida? O que tem feito para modificar aquilo que não gosta em você mesmo?

Pois é... no dia a dia, por mais que seja exigido pelos acontecimentos conhecer um pouco mais a si mesmo, é mais fácil e simples saber do outro, deixar-se levar por fofocas e conversas. Essa facilidade pode ser compreensida como uma fuga, um mecanismo humano de defesa. Criticar, julgar, apontar, condenar e censurar o que se vê de errado nos outros pode ser um reflexo da própria imagem. Parece complicado, mas isso é um fenômeno chamado projeção. Quando não se olha para dentro, tende-se a projetar em outros o que diz respeito a si mesmo. É comum não ver em si mesmo o que parece claro e óbvi nos outros.

Essa frase de Sócrates data de 470 a.C, o que nos faz perceber o quanto se é ignorante e o quão antiga é essa busca pela consciência de si mesmo.  Ignorância é deixar-se em segundo plano e pensar que os defeitos e qualidades do outro são mais importantes e que merecem mais atenção.

Não quero dizer para transformar ignorância em egoísmo! Tudo precisa estar em equilíbrio e para explicar de forma mais simples... VOCÊ em primeiro lugar!! Preocupe-se com o outro em segundo plano ou ao menos na mesma intensidade. E a propósito: quando fazemos algo por alguém e isto lhe compete, não é uma forma de dizer que ele não é capaz de fazê-lo??

O crescimento de cada um é de sua propria responsabilidade, portanto conhecer-se é nossa missão de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário