quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sofrimento...

Deparei-me hoje com uma frase...

"O sofrimento é gerado na colisão do desejo com a muralha da realidade."

Neste momento desconheço o autor. Porém concordo, em termos.
O sofrer é devido à nossa ilusão. Quando queremos algo e criamos expectativas. Desejamos as expectativas, desejamos algo fora da realidade e quando isso não ocorre, sofremos e a dor muitas vezes parece insuportável.

Isso ocorre pois ligamos diretamente nossas ilusões ao real. Temos apego, pra não dizer amor pelas nossas ilusões e isto impede nossa percepção dos fatos.
Por diversas vezes que pedimos um conselho, imaginamos como é bom estar fora do que ocorre e poder pensar sobre isso, com liberdade, chegando a melhor solução. Pois então... para libertar-se do sofrimento é preciso desapegar-se dele.

Sonhar é possível, natural e necessário. Os sonhos dão vida à alma! Mas sonhar não quer dizer apegar-se ao sonho como se somente nesse molde as circunstâncias nos fizesse feliz! Não se pode esperar que o mundo se modifique para corresponder ao que desejamos. Somos quem somos e o mundo é o que é!

Libertar-se de uma vida de ilusão é uma conquista das mais valiosas, mas nos assusta visto que a ilusão é bem confortável. Iludir-se é uma tendência mental que nos limita a agir racionalmente, escondendo-nos, por medo de encarar a realidade como ela é!

E quando conseguimos libertar-nos da ilusão, agindo com coragem, com força, agindo com nosso coração; percebemos que a realidade não é tão dura, não é massacrante, não é dolorosa. É menos dolorosa que as decepções que sofremos devidas às nossas ilusões.
A verdade é sábia, é divina e é feita de luz! Quando aprendemos a encontrá-la dentro de nós, passaremos a amá-la, mesmo que a princípio vencer nossas próprias tendências nos cause alguma dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário