sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Paixão...

"Passion chokes the flower 'til she cries no more
possessing all the beauty hungry still for more"

Paixão asfixia a flor até ela não chorar mais
Possuíndo toda sua beleza, faminta ainda por mais

Para quem não conhece a música é Silence da Sarah Mclachlan oom participação do Grupo Enigma. Se tiver a oportunidade de ouvir é maravilhosa...

E a paixão é assim mesmo! Seria uma patologia? E de onde ela vem?

Ao contrário do que muitos pensam ela não proveniente de nosso coração ou de nossa alma. Do Latim "patior" que significa sofrer ou suportar uma difícil situação.
Quem sente paixão perde sua individualidade em função do fascínio que a pessoa objeto da paixão exerce. É algo doloroso, pois se perde a individualidade e seu poder de raciocínio.

A paixão é um movimento intenso, na qual reina a emoção e a razão pouco ou nada interfere. Pode ser positiva criando crescimento e transformação ou negativa tornando a pessoa alienada e dependente emocionalmente.

È comum se apaixonar por alguém que pouco se conhece, simplesmente porque a paixão vem da esfera da ilusão, tão necessária para a nossa vida. Ao passo que as duas pessoas se conhecem melhor (particularidades, desejos), a paixão pode-se transformar em amor, ternura, amizade ou posse, inveja, ressentimento.

Em uma relação muitas vezes se busca no outro o que nos falta e o outro passa a desempenhar esse papel. Por exemplo se alguém não sabe se defender, colocará o outro na posição de defensor, sendo que poderia utilizá-lo como exemplo, para aprender autoproteção, segurança, responsabilidade.

Uma relação sadia dependerá da saúde emocional de cada um dos envolvidos. A saúde emocional deve ser tão cuidada como a saúde física pois interfere diretamente em todas as relações que temos, sejam pessoais ou profissionais. Nos relacionamos em busca de viver de forma prazerosa e feliz.

Paixão é vida, risco, ousadia, é ter o coração aberto. É sentir e não pensar. Aprendemos com nossas experiências a avaliar o custo x benefício dos atos e também que não se pode deixar conduzir pela ausência ou pelo medo.

O ser humano necessita amar e ser amado. Disso depende seu desenvolvimento. E o amor existe sob várias formas, é algo que se conquista e implica em carinho, ternura, gratidão, admiração, desejo e principalmente aceitação, em conhecer o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário